domingo, 24 de janeiro de 2010

Okê Caboclo


 Cabocla Coral da mata                                  Art: Igor Giamoniano

 Paz e Luz
Ainda tratando o assunto de  caboclos vou falar um pouco de como eles se comportam na gira de umbanda. Assim como as outras entidades, o fato de se apresentar como índio não quer dizer que a entidade em sua ultima vida tenha sido um índio (apesar de que a grande maioria afirma isso).
Alguns espiritos apenas se apresentam nessa linha por forma de evolução dentro das leis de umbanda. É muito possivel que algum outro tipo de espírito venha utilizando dos meios de um índio porque acha nescessario se apresentar desta forma.    

Os caboclos são especialistas nos trabalhos com ervas, trabalham com charuto para ajudar a aproximar os mediuns e as pessoas da assientencia a sua vibração, tambem usam o charuto para descarregar.  
Há discussões sobre a vibração dos caboclos regidas pelos orixás apesar de hoje em dia ser consensso que eles não veem apenas na linha de Oxóssi, mais dentro das 7 linhas como as outras entidades.
Os caboclos sempre perdoam os erros dos seus aparelhos mais sempre exigem uma moral rigida dos seus médiuns. Não gostam de falar sobre suas vidas quando encarnados e são totalmente voltados ao trabalho no astral.
Os caboclos são sempre sinceros, rigidos, duros quando nescessário mais sempre amorosos. São companheiros e nunca descansam até que o trabalho esteja terminado.



2 comentários:

  1. Os admiro muito.
    Já leu o livro Aruanda, do Robson Pinheiro? Tem um trecho muito bonito em que ele narra a ação dos caboclos Tupinambás.
    Que bom que vc explica aqui que não necessariamente eles foram índios na última encarnação.
    PS: Acho que meu msn ainda tá com problemas...

    ResponderExcluir
  2. Gatin, meu comentário não é sobre o q vc postou. E sim sobre a "Cabocla Coral da mata" qdo vi lembrei em uma vez q fui a casa dos meus pais e na balsa onde passo tem uns Índios vendendo artesanatos e tinha uma mocinha de +ou- 12 anos, com essa msm expressão. Parabéns pelo seu talento incrível. Bjux

    ResponderExcluir