sábado, 30 de janeiro de 2010

Santa Martinha

 
Santa Martinha                        foto: Igor Giamoniano


 Paz e Luz a todos!

Hoje é dia 30 de Janeiro termina o mês do nosso pai Oxóssi, e gostaria de falar sobre essa santa, Santa Martinha.
Eu particularmente gosto muito da história da vida dos santos católicos, são exemplos de vida sofrida guiadas pela fé e a esperança na luz de nosso senhor Jesus.
Todos os que conhecem a doutrina kardecista teêm conhecimento de quantas mensagens de luz que foram deixadas por aqueles que foram santos, mesmo desencarnados são eles Santo Agostinho, Santo Afonso de Liguori, Santo Antonio de Pádua, etc... É triste ver alguns que buscam o espiritismo mais se prendem as amarras do doutrinamento e se recusam a evoluir.

Santa Martinha era filha de um consul romano, quando seu pai morreu devotou sua vida ao cristianismo na pratica da caridade (doando todos os seus bens aos pobres) e da fé (sendo possivelmente uma sacerdotisa de um culto cristão na época), quando as perseguições aos cristãos se tornaram mais ferrenhas, Martinha foi obrigada a renegar o nome de Cristo e prestar culto a Apolo. Negando-se a tomar parte na pratica foi condenada e jogada aos leões, porêm estes se recusaram a atacar (por esta forma Santa Martinha aparece em muitas iconograficas ao lado de um leão). Visto que sua fé era inabalavel mesmo em grande perigo não havia se não outra forma a não ser a decapitação. Diz a lenda que no momento de sua morte, ao invés de sangue do seu corpo jorrara-se leite e é por isso que ela é a protetora das mães que amamentam.

Hoje no seu dia devemos nós espiritas nos lembrar dos leões que temos de enfrentar todos os dias, todas as provações que somos submetidos a testar nossa fé. Muitas vezes vejo umbandistas que não se orgulham de se dizerem umbandistas, se dizem espiritas como um escudo ante preconceito ja que o kardecismo é um pouco mais aceito socialmente, mais se nós mesmos temos vergonha da nossa religião, como podemos exigir que as outras pessoas a respeitem?

Santa Martinha hoje é mais um espirito de luz que se comunica conosco e trabalha junto com as falanges de luz para nossa evolução, respeitemos os nossos guías, respeitemos as almas.

Como disse ainda encarnado o nosso querido Bezerra de Menezes:
"Acredito na ressureição da carne, e os santos para mim são os espiritos que hoje se comunicam conosco, para a nossa evolução dentro da doutrina espirita."

Paz e Luz

4 comentários:

  1. Ah gostei muito da historia dela, é muito legal e impressionante ver que pessoas ricas conseguem vencer a ganancia e fazer o bem a quem prescisa.

    ResponderExcluir
  2. Lendo as histórias dos santos dos primórdios do Cristianismo penso em quantos reversses aconteceram na História...

    Cristãos são perseguidos...
    Depois cristãos perseguem...
    Depois cristãos se separam, se confundem, se rotulam...

    Interessante história dela, e bem apontado o comentário do Bezerra de Menezes. =)

    ResponderExcluir
  3. É arrebatador falar sobre a crença, especificamente a umbanda, cuja há uma variedade e enorme complexidade sobre o autentico estudo.
    Interessante sua colocação: Como defender uma ideologia, uma crença se partirmos de princípios e abusões retrógradas?
    É hipocrisia viver em uma sociedade que você tem o livre arbítrio para escolher, direito de ir e vir, mas é censurável não assumir, egoísta até.
    Penso que nosso dever primário é divulgar a felicidade, assim que encontrada. A fé tem o desempenho de nos auxiliar, buscar, há descobrir a verdadeira prosperidade.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem???
    Adorei seu blog, mas a parte q me chamou mais a atenção foi essa. È uma historia muito bonita (entre aspas, modo de dizer) de muita fé, é muito marcante. Parabéns pelo seu belo trabalho....
    Bjux

    ResponderExcluir